domingo, 5 de setembro de 2010

Espetáculo "4x4" de Deborah Colker


Fundada em 1994, a renomada Companhia de Dança Deborah Colker está de volta ao Rio de Janeiro, até o dia 5 de setembro, com o espetáculo 4 por 4, recém chegado de uma temporada em Nova York,  no Teatro João Caetano.
O espetáculo, criado pela coreógrafa que dá nome à companhia, é uma colaboração entre dança e arte visual, e contempla artistas plásticos brasileiros de diferentes épocas e focos: “Cantos”, baseado em Cildo Meireles; “Mesa”, em Chelpa Ferro; “Povinho” em Victor Arruda; e “Vasos”, em Gringo Cardia. As apresentações exploram os conceitos de contenção, delicadeza, limitação, ousadia, transparência e, acima de tudo, vitalidade.
4X4 representa a clara maturidade da Deborah, em que a própria interpreta uma sonata de Mozart ao piano, e as inúmeras possibilidades de o nosso corpo se relacionar com a arte.O diálogo entre a dança e as artes plásticas, tônica regente do espetáculo, nada tem de arbitrário. A partir do relacionamento dos bailarinos com o lugar em que as obras de artistas plásticos do porte do Grupo Chelpa Ferro (Mesa), Cildo Meireles (obra que é ponto de partida da coreografia Cantos), Victor Arruda (Povinho) e Gringo Cardia (Vasos), a companhia de Deborah Colker mergulha em sua pesquisa de base, ou seja, a relação espaço versus movimento.

Pequena biografia de Debora Colker 
Deborah Colker (Rio de Janeiro, 1961) é uma bailarina e coreógrafa brasileira, conhecida por seus balés aclamados pela crítica, nacional e internacional. Alguns de seus trabalhos foram , Casa, Rota, 4x4, Cruel e, mais recentemente, Dínamo. É a primeira mulher á dirigir um show do Cirque du Soleil, Cirque 2009.

Eu já estava doida para ver esse espetáculo 4X4,umas das danças dela que eu queria muito ter assitido foi a dança Nó.
Mas infelismente não deu, foi em 2005, pelo o que eu me lembro.Então acabei indo ver essa dança 4X4 ótima,maravilhoso o sincronismo a técnica,os movimentos,a parte que eu mas gostei,foi a do "vasos", a parte da "mesa" eu gostei foi mas do som do que coreografia,não que a dança estava ruim não é isso,eu gostei mas do som porque você fica tentando imaginar que som é esse,a arte em movimento e som e maravilhosa.O teatro estava lotado,todos as artes fantásticas e bem-vindas.Acho que o Governo e a Secretaria de cultura e do estado do RJ,e empresas grandes deveriam investir mais,que até agora a única empresa que inviste é a Petrobras como sempre,está de parabéns contínua assim investino na cultura,lembre-se a arte educa sim.
Vejam um vídeo da dança.



 
Eu fiu com amigos e professores e claro que eu tirei foto com a Debora.
Debora Colker







Debora mas galera.


 Amigos e professores.


Amigos e professores.





4X4
4X4
4X4
4X4
4X4


 

Nenhum comentário:


Obrigada por visitar,deixa um comentário!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...